O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



 

Editora Alaúde

   

Releases

      << Volta
 

Institucional

Releases

Imagens

Clippings

 

 

Executivo da Volvo do Brasil revela segredos de sucesso em livro que chega ao mercado pela Editora Alaúde

Autor descreve algumas condutas adotadas pela multinacional, presente no Brasil há 35 anos, para conquistar a posição de empresa de classe mundial figurar entre as melhores para trabalhar no país. Para a marca, o investimento contínuo na equipe é um dos pilares que sustentam essa posição.

 

Para alcançar resultados excepcionais não basta a uma empresa ter instalações modernas, equipamentos sofisticados, processos adequados, estruturas organizacionais bem definidas e planejamentos estratégicos de vanguarda. Esses fatores são importantes e necessários, mas, segundo Carlos Morassutti, executivo da Volvo do Brasil e um dos dirigentes de RH mais admirados do país, a forte crença nas pessoas é o que, de fato, pode colocar uma empresa entre as melhores do mundo e entre as melhores para trabalhar no país.

O tema é a linha que costura o enredo de O lado humano do sucesso, livro que Morassutti lança em setembro, pela Editora Alaúde. Nele, o autor remonta a história de sucesso da Volvo do Brasil ao mesmo tempo em que narra a própria trajetória profissional. Aponta erros e acertos em ambas as situações e mostra que ter a atitude correta em cada uma delas transformou fracassos em sucessos.

Caminho das pedras
Na obra, Morassutti descreve os caminhos da empresa, de se estabelecer, inicialmente, como mais um fabricante de veículos comerciais, e depois para se consolidar como uma das mais importantes montadoras do setor no Brasil. Recorda a chegada dos primeiros executivos suecos no Brasil, no final da década de 1970, e enumera os fatores que, segundo ele, garantem o sucesso da Volvo. Ainda, faz projeções e menciona os desafios e as oportunidades que a empresa terá pela frente, destacando que a “chave mestra” para abrir todas as portas e obter êxito em qualquer organização é o capital humano das empresas. O segredo, segundo ele, é tratar gente como gente.

Entre outros pontos, o executivo destaca que essa premissa – de tratar gente como gente – está implícita, por exemplo, em atitudes simples como começar um feedback pelos pontos fortes. Ainda sobre as relações interpessoais no ambiente corporativo, Morassutti enfatiza que devem ser construídas baseadas no respeito e com ganhos para ambas as partes.

Morassutti também lembra que foi fundamental a herança recebida da matriz sueca. “Foi muito importante termos no DNA uma cultura forte, pautada por valores sólidos e um código de conduta diligente. Só uma cultu­ra em raízes profundas sustentará a organização até mesmo durante as tempestades e possibilitará que o seu crescimento ocorra de forma saudável e consistente", diz.

Os segredos do sucesso
Morassutti elenca os 10 fatores que, segundo ele, contribuíram para que a empresa se estabelecesse entre as mais importantes do Brasil. Ter uma visão de negócios compartilhada, ou seja, fazer com que os funcionários sempre saibam antes as diretrizes da empresa é um deles.

O lado humano do sucesso é leitura que certamente agradará a empresários de todos os segmentos e também pessoas que se interessam por assuntos relacionados à área de Recursos Humanos. Por meio dele, tem-se a chance de conhecer mais de perto a impressionante história de uma empresa que, além de atuar com muita competência no mundo dos negócios, é essencialmente humana.

Sobre o autor
Carlos Morassutti atua na área de Recursos Humanos há mais de 40 anos. Atualmente, é vice-presidente de RH & Assuntos Corporativos da Volvo do Brasil, onde trabalha desde a fundação. É presidente da Vikingprev, fundo de pensão da Volvo, e vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), atuando ainda em várias outras entidades. É graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Recursos Humanos e vários outros cursos nessa área no Brasil e no exterior.

Sobre a Editora Alaúde
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br
 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Parceria 6 - Assessoria de Comunicação
(55-11) 3062-9951 - 3081-1260
www.parceria6.com.br   

Shirley Frazão
shirley@parceria6.com.br
(11) 98657-6891

Raquel Magalhães
raquel@parceria6.com.br
(11) 98657-6921

Heloizi Parra
heloizi@parceria6.com.br
(11) 7717-5804

Antoune Nakkhle
parceria6@parceria6.com.br
(11) 7717-5802